Pular para o conteúdo principal

Orgulho e Preconceito

 

“Em vão tenho lutado comigo mesmo; nada consegui. Meus sentimentos não podem ser reprimidos e preciso que me permita dizer-lhe que eu a admiro e amo ardentemente.”

Perdi as contas de quantas vezes li Orgulho e Preconceito. Sem sombra de dúvida é meu livro preferido, talvez por isso quando pensei em começar esse Instagram não pude escolher outro livro que não fosse ele como minha primeira publicação.

Há inúmeros motivos para ler Orgulho e Preconceito, não só por ser o primeiro livro publicado por Jane Austen, mas por ainda hoje – em pleno século XXI – ser um livro amado por tantas pessoas.

Uma das melhores coisas em ler Jane Austen é que você pode ter certeza de que sempre haverá um final feliz. Ela mesma uma vez disse que todas as suas heroínas sempre teriam o final que desejassem.

Eu pessoalmente não consigo explicar o porquê de ser tão fascinada por esse livro, eu o tenho em mais de 4 versões e sei a maior parte das frases de cor, mas se precisasse arriscar um palpite, parafraseando a primeira frase do livro:

“É uma verdade universalmente conhecida que é impossível não se apaixonar por Mr Darcy”

Para quem não conhece segue uma pequena sinopse:

Sinopse 

A personagem principal do livro é Elizabeth Bennet, uma jovem solteira, com mais quatro irmãs que estão na faixa etária considerada certa para se casar.

Com cinco filhas mulheres, sem nenhum herdeiro homem, a mãe da família tem como objetivo principal casar as filhas bem - e aqui bem quer dizer com jovens de posse.

Elizabeth se recusa a sucumbir a essa realidade, em que o casamento não tem como o objetivo o amor e sim a garantia de uma vida financeira estável ou com luxo. Até aqui poderíamos dizer que ela é a personagem perfeita, livre de defeitos banais e escolhas superficiais, mas ao longo da estória outros defeitos aparecem em cena.

Embora tenha uma personalidade divertida e questionadora Elizabeth em vários momentos deixa o orgulho e o preconceito a cegarem. Assim como ela, Mr Darcy que em um primeiro momento rejeita Elizabeth, não só desgostando de sua aparência, mas devido sua situação social, se vê em conflito quando aos poucos desenvolve uma paixão arrebatadora por ela.

Todos os principais personagens possuem profundidade, ninguém é totalmente perfeito ou imperfeito. Nem mesmo escolhas individuais podem ser julgadas com facilidade, não existe um certo e errado óbvio.

Mesmo o casamento sendo reduzido na maior parte do tempo a interesse financeiro, é impossível não se comover ou se colocar no lugar de algumas personagens que acabam cedendo a essa realidade, como por exemplo Charlotte: que com quase trinta anos havia perdido as esperanças de se casar e deixar a casa dos pais, onde já se considerava um fardo.

“Eu não sou uma romântica, você sabe. Nunca fui. Só quero um lar confortável” – Charlotte Lucas

Por fim, o livro mostra que há mais de uma maneira de se apaixonar e que não há uma forma certa para se encontrar o amor, as vezes ele precisa de menos que uma dança e as vezes de mais que um punhado de discussões.


Mega Desconto de eBooks: até 70% off

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Vale a pena assinar o Kindle Unlimited?

  Você gosta de ler? É o tipo de pessoa que quando está na “vibe” da leitura, consegue facilmente ler mais de um livro por semana? O dinheiro é curto para saciar a draga devoradora de livros dentro de você? Não tem um Kindle , mas possui um smartphone? Tem curiosidade, mas não sabe se vale a pena? – Tem um mês de teste gratuito! Então eu te aconselho a assinar o Kindle Unlimited! Eu preciso de um Kindle para poder usufruir do plano? Isso é o que achei mais legal do programa: você não precisar de um Kindle para ler os livros gratuitamente, você pode lê-los pelo aplicativo do Kindle Unlimited direto do seu celular. Eu tenho um Kindle Paper White, mas na maior parte do tempo acabo lendo os livros direto do celular, o bom é que com sua conta da Amazon, você consegue sincronizar o app com o Kindle, então pode começar uma leitura no celular, por exemplo, e continuar de onde parou no Kindle e vice e versa. Nesse post, preparei 5 ebooks gratuitos no programa, lembrando ...

Gratuitos no KU - Série Castles Ever After - romances em castelos

 Gosta de um romance de época? A Tessa Dare, uma famosa escritora de romances de época tem um a série de 3 livros chamada Castles Ever After , essa série conta a história de 3 mulheres, as histórias são independentes, em que em determinado momento da vida ganham de herança um castelo, então os três romances se passam em castelos. Dos três livros dois estão no kindle unlimited . Se você não tem a assinatura ainda, vale a pena dar uma conferida são R$19,90 por mês sendo os dois primeiros meses gratuitos ;) Livro 1 - Romance com o Duque Izzy é filha de um escritor famoso de contos de fadas, mas quando seu pai morre ela fica sem dinheiro nenhum. Sua única perspectiva de ter uma vida tranquila é morar em um castelo que herdou de um padrinho distante. O que Izzy não contava é que o castelo não vinha sozinho, ele vinha com um duque. O Duque de Rothbury é um homem ranzinza e cheio de amarguras do passado, o que ele mais quer é ver Izzy o mais longe possível de seu castelo, que foi vendido ...

3 livros para você voltar a se sentir como um adolescente apaixonado

 Se você adora filmes de romance que se passa no colégio mesmo já tendo seus vinte, trinta... enfim, mesmo já tendo passado da adolescência há alguns anos, segue uma listinha de livros que você vai com certeza devorar em um dia. Melhor do que nos filmes O amor de infância de Elizabeth, Michael Young, reaparece após dez anos. O melhor de tudo é que ele é tudo o que ela sempre sonhou em um namorado, é como um daqueles mocinhos de filmes de comédias românticas que ela sempre amou. Para se aproximar de seu garoto ideal ela resolve se unir a ninguém menos que seu maior arqui-inimigo, seu vizinho Wes.  Os dois vão fingir estar juntos para que Elizabeth consiga chamar atenção de Michael Young, mas o fingimento acaba saindo melhor do que o esperado. O livro é muito divertido e a história daria um bom filme de comédia romântica, inclusive há várias referências de comédias românticas no livro. Para todos os garotos que já amei Sucesso na Netflix, a série Para todos os garotos que já ame...