Pular para o conteúdo principal

Suzanne Collins Surpreende mais uma vez

A Cantiga dos Pássaros e das Serpentes: 

Um livro do Universo Jogos Vorazes 

Livro Jogos Vorazes

Em novembro de 2023 teremos a estreia nos cinemas da adaptação do livro de Suzanne Collins, A cantiga do pássaro e da serpente. O livro foi lançado no Brasil em 2022 e confesso que não fiquei muito empolgada para ler por conta do personagem principal ser o presidente Snow, ou melhor dizendo o jovem Snow antes de ser o líder do Panen.

No entanto, me surpreendi muito com o livro. 

A história começa um pouco antes do início de uma das primeiras edições dos Jogos Vorazes, o que vemos aqui não é o super evento televisionado com uma mega estrutura de arena configurada ou mesmo os tributos sendo recebidos como verdadeiros astros do espetáculo. Nada disso é visto nos primeiros jogos vorazes, os tributos são esquecidos assim que seus nomes são citados no dia da colheita. A arena nada mais é que um antigo ginásio em escombros abandonado após o fim dos conflitos entre a Capital e os distritos.

Esse é o ponto mais interessante do livro o leitor é convidado a assistir na primeira fila como os jogos vorazes tomaram a proporção que eram na trilogia principal e como Snow se tornou um dos grandes vilões da saga Jogos Vorazes.

Snow personifica tudo o que a de errado com a Capital, é hipócrita, egoísta e acredita no poder da hierarquia devido ao nascimento. Sua famila era rica e influente antes da guerra entre a capital e os distritos, mas seu pai foi morto em combate e toda a fortuna da família perdida quando as fabricas de armamentos que tinham foram explodida durante os conflitos.

 Embora falido e sem dinheiro mesmo para uma refeição decente, Snow mantém a postura arrogante e esconde o quão falida sua família está. Ele vê nos jogos a chance de conseguir dinheiro o suficiente para conseguir ingressar na faculdade e com isso seguir seu caminho para ascensão politica. Para isso ele precisará se destacar como mentor de um dos tributos dos jogos vorazes, mas seu azar só se confirma quando ele descobre que seu tributo é o pior possível, uma garota do distrito 12, o distrito mais pobre e decrépito de todos.

Lucy Gray, tributo do distrito 12, no entanto se mostra um possível tesouro para Snow. A garota logo chama a atenção quando seu nome é chamado na colheita. Logo Snow precisará transformá-la em uma verdadeira estrela dos jogos vorazes, mesmo que as chances dela sobreviver sejam quase nulas.

O livro vale muito a pena, Suzanne Collins mais uma vez entrega um livro inteligente com criticas sociais e entretenimento na medida certa.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Vale a pena assinar o Kindle Unlimited?

  Você gosta de ler? É o tipo de pessoa que quando está na “vibe” da leitura, consegue facilmente ler mais de um livro por semana? O dinheiro é curto para saciar a draga devoradora de livros dentro de você? Não tem um Kindle , mas possui um smartphone? Tem curiosidade, mas não sabe se vale a pena? – Tem um mês de teste gratuito! Então eu te aconselho a assinar o Kindle Unlimited! Eu preciso de um Kindle para poder usufruir do plano? Isso é o que achei mais legal do programa: você não precisar de um Kindle para ler os livros gratuitamente, você pode lê-los pelo aplicativo do Kindle Unlimited direto do seu celular. Eu tenho um Kindle Paper White, mas na maior parte do tempo acabo lendo os livros direto do celular, o bom é que com sua conta da Amazon, você consegue sincronizar o app com o Kindle, então pode começar uma leitura no celular, por exemplo, e continuar de onde parou no Kindle e vice e versa. Nesse post, preparei 5 ebooks gratuitos no programa, lembrando que

Winter

  Winter é o quarto livro das Crônicas Lunares. O livro fecha a saga apresentando mais uma princesa clássica, mas de forma bem diferente da que conhecemos. Winter é uma versão da Branca de Neve. Quem acompanhou os outros livros sabe sobre a rainha Levana, que tem como objetivo dominar a Terra, Winter é sua enteada. Assim como na estória clássica, Winter é invejada pela madrasta que não só a maltrata, como tenta a matar. Nao só a beleza da princesa é alvo de inveja, mas também o amor que recebe do povo. Winter sofre de alucinações e é considerada louca por todos ao seu redor. Suas alucinações são agravadas por ela não usar seu poder lunar de manipulação de mentes. O que torna a personagem carismática é que ela nao parece se importar com as criticas, ela tem total consciência de seus problemas, mas faz dele mais um escudo em vez de uma muleta. Outro fato interessante de Winter, é que ela tem a pele negra, diferente da Branca de Neve. No terceiro livro, Winter salva a vida de Scarlet e po

Clubes de Assinatura de Livros - Vale a pena?

  Caixinhas de clubes de assinatura de livros     Já pensou em assinar um clube de livros?      Hoje existem no mercado algumas dezenas de clubes de assinaturas que prometem periodicamente um livro mais alguns mimos para o assinante. Mas o que se pode esperar desses clubes? Quais os benefícios de assinar uma caixinha com um conteúdo surpresa ao invés de você ir em uma loja ou um site e comprar os livros que gostaria mesmo de ler?     Seriam os brindes o benefício? Ou mesmo o custo desses produtos?     A resposta é nenhum dos dois.     Em geral é muito mais barato você comprar o livro em uma loja online e os brindes na maioria das vezes não passam de marcadores de paginas personalizados ou itens baratos e dispensáveis.      Então qual é a vantagem de assinar esses clubes?     A resposta mais simples é a experiência .     Eu assino esses clubes a mais de três anos, o da TAG e o da Intrínseco s mais recentemente. Ao longo dos meses fui surpreendida com brindes maravilhosos, como livros a